top of page

Como sei que a curiosidade do ser humano, ao inves de instigar a pesquisa, instiga a crítica baseada em dogmas, registrei aqui alguns pontos de vista sobre o que era, o que se tornou e o que é de verdade um pentagrama. Escolha o seu.

Ao final, o pentagrama criado para Guilherme Tarólogo, com a minha simbologia pessoal dentro da Numerologia, Tarot e Astrologia.

"Na tradição oculta do ocidente, as estrelas de cinco pontas na posição correta eram esculpidas em discos de metais preciosos, como a prata ou o ouro, para criar um selo mágico conhecido como pentagrama. As letras hebraicas, palavras em latim e signos cabalísticos eram, algumas vezes, inscritos dentro da estrela. O selo simbolizava o poder do oculto e acreditava-se que poderia ser capaz de causar terremotos, inspirar o amor, causar má sorte, lançar feitiços e oferecer proteção contra o mal. O signo do pentagrama aparece nas paredes dos antigos templos, esculpidos em pedras de igrejas e como padrão nas janelas de vitrais. Quando uma maça é cortada bem ao meio, aparece a forma do pentagrama: a Roma européia a chama de Estrela do Conhecimento."

- Almanaque Ilustrado dos Simbolos - Mark O'Connel - Raje Airey - Editora Escala - 2010

"O pentagrama expressa a dominação do Espírito sobre os elementos e é por meio desse signo que se acorrenta os silfos do ar, as salamandras do fogo, as ondinas da água e os gnomos da terra. Munido desse signo e disposto convenientemente, podes ver o infinito mediante essa faculdade que é como o olho de tua alma e te fazer servir por legiões de anjos e colunas de demônios."

- Dogma e Ritual de Alta Magia - Eliphas Levi (1810 - 1875) - Editora Madras - 2016

 

"O pentáculo é um símbolo da bruxaria e é uma estrela de cinco pontas que representa as quatro direções, enquanto a quinta ponta simboliza a santidade do Espírito; o círculo em volta representa a busca pelo conhecimento divino. Como outras figuras traçadas com uma única linha, sem interrupções, representa a conexão continua com as forças do Cosmos. O pentáculo dentro de um círculo é usado para determinar o local do ritual, e é especialmente utilizado para invocar espíritos ou praticar cerimonias mágicas. Alguns ritos satânicos utilizam o pentagrama invertido para conjurar espíritos ou demônios. O pentáculo é amplamente utilizado na wicca e na magia cerimonial e quando sua imagem é desenhada, é conhecida como pentagrama. Nos rituais práticos, o pentáculo é desenhado no ar com o athame, ou lamina sagrada. Na forma de um disco, uma forma física do pentáculo é colocada no centro do altar; o símbolo é utilizado também para decorar instrumentos mágicos, tais como cálices ou o cabo do athame. É utilizado em anéis ou pingentes por neopagãos para proteção ou para indicar o seu envolvimento na magia. Os pitagóricos consideravam que esse difundido símbolo representava a vida e a divindade humana. Seguidores de Pitágoras chamavam o pentagrama de Pentalpha, já que ele é composto por cinco A ou Alfas (primeira letra do alfabeto grego). Quando os pitagoreanos foram perseguidos, ele se tornou um símbolo secreto dos seguidores, assim eles podiam se reconhecer."

- Os Símbolos Místicos - Brenda Mallon - Editora Larousse - 2009

"O pentagrama está entre os principais e mais conhecidos símbolos, pois possui diversas representações e significados, evoluindo ao longo da história. Passou de um símbolo cristão para a atual referencia onipresente entre os neopagãos com vasta profundidade mágica. Num dos mais antigos significados do pentagrama, os Hebreus designavam como a verdade, para os cinco livros do Pentateuco (os cinco livros do Velho Testamento atribuídos a Moises). O pentagrama também é encontrado na cultura chinesa representando o ciclo da destruição, que é a base filosófica de sua medicina tradicional. Nesse caso, cada extremidade do pentagrama simboliza um elemento especifico: Terra, Agua, Fogo, Madeira e Metal. Cada elemento é gerado por outro, (a madeira é gerada pela Terra), o que dará origem a um ciclo de geração ou criação. Para que exista um equilíbrio é necessário um elemento inibidor, que nesse caso é o oposto (a água inibe o fogo). Era um símbolo divino para os druidas. Para os celtas, representava a deus Morrighan (deusa ligada ao amor e a guerra). Para os egípcios, era o útero da terra, mantendo uma relação simbólica com as pirâmides. Os primeiros cristãos tinham oi pentagrama como as cinco chagas de Cristo. Também era usado como símbolo da comemoração anual da visita dos três reis magos ao menino Jesus. Ainda em tempos medievais era usado como amuleto de proteção contra demônios. Com a guerra entre a igreja e os templários, que utilizam o símbolo, na inquisição o símbolo foi “transformado” em uma representação do mal, passando de um símbolo de segurança a representação do demônio, sendo chamado de “pé de bruxa”. Ao fim da “era das trevas”, as sociedades secretas começam a retomar seus estudos e ressurge o Hermetismo, o pentagrama passa a significar o microcosmo, símbolo do homem de Pitágoras, representado através de pernas e braços abertos – o homem individual.

Na maçonaria foi chamado de “laço infinito” sendo o emblema da virtude e do dever."

- Magia do Pentagrama - www.escolaesotérica.com.br - 2015

Pentagrama Pessoal Guilherme Tarólogo
bottom of page